Missão Católica de Língua Portuguesa de Münster

Zum Guten Hirten, 51
48155 Münster (a partir do dia 26.10.2023 este será o novo endereco das nossa missao)
Tel. 0251 44785
Fax. 0251 44722
FACEBOOK: Missão Católica Portuguesa Münster
portugiesische-mission@bistum-muenster.de

Recomendacoes da Diocese para as paróquias da Diocese de Münster para prevencao do Corona Vírus

18-03-2020 18:09

Devido à actual crise do Corona e no contexto de novas exigências governamentais e comunitárias para restringir a vida pública a fim de retardar a propagação do vírus corona, foi decididas algumas medidas que se aplicam para toda a Diocese de Münster, sem exceção com efeito imediato e inicialmente até sábado, 4 de abril de 2020:

 

1.Todos os serviços da igreja (eucaristia, vésperas, devoções, etc.) estao suspensos.

2. As confirmações programadas até 19 de Abril de 2020 são canceladas. Para serviços de confirmação após esta data, devem ser aguardados mais desenvolvimentos. Assim que esta evolução for previsível, a reprogramação dos serviços cancelados pode ser considerada.

3. Uma vez que as decisões dos governos estaduais se referem ao período até 19 de abril, recomendamos que as paróquias que têm suas celebrações da Primeira Comunhão no Domingo, 19.04.2020, as adiem para uma data posterior. Para todas as outras celebrações em torno da Ascencao do Senhor as decisões só devem ser tomadas depois de terem sido tomadas iniciativas prolongadas pelas autoridades estatais ou locais.

4.Uma vez que não é de esperar uma situação fundamentalmente diferente para a Semana Santa e para os dias de Páscoa, deve assumir-se que este ano todas as celebrações, cultos, procissões e outros eventos desde o Domingo de Ramos até à Segunda-feira de Páscoa - incluindo todas as fogueiras da noite - serão canceladas.

5. se não for possível adiar os baptismos e casamentos a curto prazo, por enquanto (até possivelmente haver outras instruções das autoridades estatais ou locais) - mas sem a participação do público e sem acólitos - exclusivamente no círculo familiar imediato (em NRW até 20 pessoas) - em conformidade com as normas de higiene necessárias.

6.Mesmo as missas fúnebres só podem ser realizadas no círculo familiar imediato (na Renânia do Norte-Vestefália até 20 pessoas). Isto também se aplica à celebração de serviços fúnebres em salas funerárias ou de luto. Porém deve-se esclareçer no local se a autoridade local será capaz de realizar serviços funerários em capelas do cemitério.Também aqui, as normas de higiene necessárias devem ser observadas.

7. os sacerdotes continuam a celebrar a Santa Missa em nome dos fiéis, isto é, sem a participação dos fiéis e dos acólitos, etc. O mesmo se aplica aos serviços em comunidades monásticas fechadas. Isto porque, nesta situação, é precisamente a celebração da Eucaristia que é a nossa inaceitável tarefa como Igreja para levar as preocupações das pessoas perante Deus e para continuar a estar espiritualmente perto delas. Porém, há possibilidade de acompanhar celebracoes eucarísticas através da mídia. 

8.As igrejas devem ser mantidas abertas como lugares de oração pessoal (desde que não haja outras instruções do Estado ou das autoridades locais).

9. todas as medidas e eventos em todos os níveis eclesiais (paróquia, reitoria, diocese) devem ser evitados. Estes incluem em particular retiros, retiros, reuniões de primeira comunhão e confirmação, reuniões de comissões, reuniões de grupos e associações eclesiais, ensaios e eventos corais, peregrinações, actividades de lazer, cursos de formação, eventos no contexto da pastoral dos Senhores, etc.

(Essas informacoes foram repassadas para nós pelo nosso Vigario Geral Dr. Winterkamp em 16 dem Marco de 2020)

 
Todos os serviços públicos da igreja (eucaristia, vésperas, devoções, etc.) não são realizados.
2. As confirmações programadas até 19 de Abril de 2020 são canceladas. Para serviços de confirmação após esta data, devem ser aguardados mais desenvolvimentos. Assim que esta evolução for previsível, a reprogramação dos serviços cancelados pode ser considerada.
3 Uma vez que as decisões dos governos estaduais se referem ao período até 19 de abril, recomendamos que as paróquias que têm suas celebrações da Primeira Comunhão no Domingo Branco as adiem para uma data posterior. Para todas as outras celebrações em torno do Dia da Ascensão, as decisões só devem ser tomadas depois de terem sido tomadas iniciativas prolongadas pelas autoridades estatais ou locaisTambém aqui, as normas de higiene necessárias devem ser observadas.7. os sacerdotes continuam a celebrar a Santa Missa em nome dos fiéis, isto é, sem a participação dos fiéis e dos acólitos, etc. O mesmo se aplica aos serviços em comunidades monásticas fechadas.

I